Se você descende de italianos, é italiano! Conheça a sua história!

Para nós, brasileiros, pode ser difícil entender o porquê de termos direito a cidadania Italiana, uma vez que nascemos no Brasil. Muitas pessoas ficam inseguras em seus processos por não terem certeza de como isso funciona. Se esse é o seu caso, esse texto irá te ajudar a entender quem tem direito e porque isso ocorre!

Essa insegurança geralmente surge devido ao que nós conhecemos como direito a nacionalidade. Se você nasce no Brasil, é brasileiro. "Punto e basta!", como diria seu antenato italiano! Porém, a lei italiana é diferente!

O princípio básico da nacionalidade italiana é o “jus sanguinis”, ou seja: é cidadão italiano o indivíduo filho de pai italiano ou mãe italiana. Não necessariamente nascido na Itália. É possível, inclusive, alguém nascer na Itália e não ser italiano, e alguém nascer no Brasil, e ser italiano! Há relatos de que essa lei teria sido criada pelo conceito histórico da Itália.

Devido ao envolvimento do país em guerras, batalhas e revoluções até quase a metade do século XX, o país viveu uma enorme crise. Não havia emprego, comida ou condição promissora de vida para todos os italianos. Então teria sido feita uma enorme campanha motivando os italianos a buscarem melhores condições na “América” (nem se falava em Brasil!).

A saída desses italianos do país foi importante não apenas para a sobrevivência das famílias que foram embora, mas também das que ficaram, visto que os recursos eram escassos e insuficientes para atender a todos. Esses relatos contam que as famílias eram motivadas nas missas a buscarem sobrevivência nas novas terras, que estariam estruturadas e prontas para recebê-los. Bem sabemos que não foi isso que eles encontraram, mas esse é outro capítulo da história.

Então, o que se diz é que os governantes teriam entendido que muitos "filhos da Itália" foram obrigados a deixar o país que tanto amavam devido a falta de condições, ocasionadas por decisões governamentais. Com isso, seus descendentes estavam sendo privados de viver onde deveriam ter nascido. Ou seja, o direito a cidadania jus sanguinis seria uma forma da Itália receber de volta aqueles que outrora foram expulsos pelas condições impostas pelas batalhas.

Hoje a Itália está recuperada, é um país que oferece uma ótima qualidade de vida e, como nos tempos de nossos antepassados, continua bela! E nós, descendentes de italianos, temos hoje direito a usufruir dos inúmeros benefícios conquistados com tanta luta, tanto pelas famílias que permaneceram na Itália, quanto pelas nossas, que tiveram a coragem de largar tudo o que conheciam e lutar por um futuro melhor para todos os italianos.

Existem sim muitos detalhes a serem considerados para o reconhecimento da cidadania italiana. A lei e os decretos que a complementam se aplicam de forma diferenciada a cada caso, variando de acordo com a região de onde veio o italiano, se há ou não mulheres na ascendência, ano de nascimento, entre outras variáveis. Por isso, tão importante quanto entender o seu direito, é entender como ele se aplica ao seu caso. Se você precisa de ajuda nessa análise, entre em contato e teremos prazer em ajudá-lo! para que o processo de cidadania italiana possa ser validado (documentos faltantes, certidões que precisam ser retificadas, etc.).