O princípio básico da nacionalidade italiana é o “jus sanguinis”, ou seja: é cidadão italiano o indivíduo filho de pai italiano ou mãe italiana. Não necessariamente nascido na Itália.
Sendo assim, se você descende de italianos, salvo exceções, você é italiano. Mas a Itália não saberá disso, se você não comunicá-la, certo?!
O processo de cidadania, portanto, nada mais é do que a apresentação de documentos às autoridades italianas, de forma que seja possível o seu registro como cidadão italiano, garantindo todos os direitos e deveres que lhe dizem respeito.
Há diferentes formas de requerer sua cidadania, pontuamos abaixo quais são, o tempo médio de duração dos processos e uma escala de custo. Sabemos que o custo impacta na escolha, mas há variações de acordo com o período do ano, câmbio e características do processo, de forma que não conseguimos passar um valor exato sem análise da sua história, mas acreditamos que a escala ajudará a dar uma ideia!
Via Consulado:
O processo via consulado é o de menor custo, porém, maior tempo de espera. São cerca de 10 anos, sendo comum levar mais de tempo. Você deverá apresentar todas as certidões necessárias ao seu processo, porém, somente quando receber a convocação oficial do consulado onde está inscrito.
Custo: $
Tempo de espera: Cerca de 10 anos.
Jurídico Familiar:
O processo jurídico familiar é a opção “meio termo”! Muito mais rápido do que via consulado, mas não tão rápido quanto ir à Itália!
Nesse tipo de processo, nós montamos seu processo, e encaminhamos a um de nossos advogados italianos, que dará entrada em seu processo diretamente na Itália, por meio de procuração. Uma boa vantagem dessa opção, é que se outros familiares fizerem a solicitação no mesmo processo que você, boa parte do custo é diluído, baixando bastante o investimento por requerente.
Custo: $$$
Tempo de espera: Entre 10 e 24 meses.
Judicial - 1948
Entenda a regra: A mulher filha de italiano recebe a cidadania, porém, só a transmite aos filhos nascidos a partir do ano de 1948.
Mas calma! Isso não inviabiliza o reconhecimento da sua cidadania! O que acontece é que quem tem mulheres nascidas antes de 1948 na linha de ascendência fica restrito ao processo judicial para reconhecimento da cidadania.
O processo judicial pela linha materna funciona exatamente no mesmo formato do processo jurídico familiar, ou seja, se o requerente tiver irmãos ou primos que possam se enquadrar no mesmo processo, parte dos custos são diluídos, baixando o valor de investimento de cada requerente.
Custo: $$$
Tempo de espera: Entre 10 e 24 meses.
*Solicite uma análise da nossa equipe para ter certeza de que esse seja o seu caso!
Na Itália
É a opção com maior investimento, mas também muito mais rápido.
Nossa equipe irá ajudá-lo a preparar todo o seu processo no Brasil, depois encaminhá-lo a equipe na Itália, que dará suporte a todas as suas necessidades, desde residência até a emissão do passaporte italiano!
Custo: $$$$$
Tempo de espera: entre 2 e 6 meses.